segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Grandes Guitarristas - Parte I


Oláááá!
Como estão?

Is everything Alright?

Hoje, um dia de sol, calor pra caramba, surgiu na minha mente uma idéia: Falar sobre grandes guitarristas. Eu dou uma arranhada na guitarra, por isso a idéia tendenciosa (Uma vez um primo que me ensinou as primeiras notas me disse uma frase muito sábia: "...Nunca diga a alguém que você sabe tocar, por mais que você ache que saiba, pois aquela pessoa que você está falando pode manjar muuuuuito mais que você!...").

Não vou segmentar observando por um pré suposto de quem é mais habilidoso, rápido, ou técnico. É uma abordagem geral, levando em conta a bagagem, estilo único, ou seja tem que ser aquele cara que representa quando tá no palco, que te hipnotize!

Quem corta a fita de abertura é ninguém mais, ninguém menos que:

ANGUS YOUNG!



Angus McKinnon Young, nascido em Glasgow, Escócia em 31 de Março de 1955.
Ele que praticamente fundou o AC/DC junto com seu irmão Malcolm Young

Um fato exótico é que ele tem 9 irmãos, caracaaaaa algum irmão tinha que ser artista!
Ele começou a tocar violão quando tinha 5 anos de idade, o seu vizinho que tinha um violão e Angus costumava tocar sempre que colava lá na casa dele
Seu primeiro "violão", no entanto, foi um banjo que pertencia á família dele, mas ele mudou a afinação e ficava tirando um sonzinho.
O Angus começou a levar a sério a guita em 1963 mesmo, quando sua familia mudou para Austrália. Ele comprou sua primeira Gibson SG e ai como a gente pode perceber ele se apaixonou.
Enquanto Angus ainda não tinha conseguido juntar grana no seu porquinho, ele tocava numa guita breaca do seu irmão Malcolm.
Um dos irmãos de Young, George (que tocava na banda The Easybeats), dava aulas de guitarra para Angus e Malcolm quando estava em casa após as turnês.

Antes de formar o AC/DC, Angus tocou num grupo chamado Kantuckee.


Como o Angus era doidão no palco com o AC/DC, correndo de um lado para o outro, dando aqueles "pulinhos", que se tornarão sua marca registrada, ele começou a influenciar uma galerinha nova na época como o Def Leppard, por exemplo.

Ele cita como suas influências, Chuck Berry, Muddy Waters entre outros guitarristas de Rock/Blues.

O AC/DC e o próprio Angus sofreram uma forte pressão da crítica por vários anos, que alegava que suas musicas tinham satanismo incluido. Após muito tempo sofrendo essas críticas, Angus não parou de fazer suas músicas com o mesmo tema, continuando com forte pressão,mesmo após ter falado abertamente que era Católico.
"Não achei que muitas pessoas iam fazer alarme por musicas assim,não sou pregador de qualquer religião ocultista e muito menos do Satanismo."


Até hoje não sei ao certo a história sobre o uso de uniforme escolar nos shows, mas a que achei que havia mais nexo (pelo menos que eu gostaria que fosse), é a história que conta que Angus não se dava muito bem na escola e tals, até que um dia sua professora ficou tão "P" da vida, que falou assim para ele: " Você nunca vai ser niguém na vida!".
Assim ele começou a fazer os shows com o uniforme da escola, acabou criando uma identidade marcante.
Então acredito que todo show ele prova o contrário para a professora né? rs




Aquela revistinha pouco famosa, a Rolling Stones, fez uma pesquisa onde indicou ele entre os 100 Melhores Guitarristas, ficando em 96º.
Acho injusto, mas são tantas coisas levadas em consideração, que já teve lista em que vi o Kurt Cobain (Nirvana) entre os dez primeiros, complicado.


Bom, por hoje é só amigos!
Aguardem pelo próximo mágico das cordas!


Aquele abraço.

Nenhum comentário: