Pular para o conteúdo principal

Grandes Guitarristas - John Frusciante

Hey ho!
Como estão!

Hoje na série grandes guitarristas, trago um guitar man mãedafóca!

JOHN FRUSCIANTE !!!


Nascido em 05 de Março de 1970 no Bairro Queens (Quebrada, jão!) em Nova Iorque - EUA. Guitarrista, cantor, compositor, pintor e produtor musical, caracolis, isso que é artista.

O pai de John, também chamado John, era pianista que deixou a música para se tornar advogado e posteriormente juiz. Sua mãe, Gail, era cantora gospel (cuja participação podemos ouvir no coro de "Under the Bridge") tendo deixado a sua carreira para se tornar dona de casa.

Aos sete anos, John começou a aprender guitarra e aos nove já sabia tocar todas as músicas de Jimi Hendrix (CARACA!), fazendo com que fizesse algumas gravações aos catorze anos.
Alem de Hendrix, ele tinha influências musicais de Jimmy Page, Jeff Beck e Frank Zappa, entre outros.

Com dezesseis anos, John mudou para Los Angeles onde queria agora seguir a carreira de músico. Ele praticava apenas 15 horas por dia, coisa pouca né?

John Frusciante viu o Red Hot pela primeira vez ainda quando era um menino juvenil que tomava ovomaltine, e na hora já virou mega fã da banda.

Começou a ver em Hillel Slovak, o guitarrista original da banda , um ídolo, tendo aprendido como tocar guitarra e baixo em todas as músicas dos três primeiros álbuns.

Slovak morreu de overdose em 1988 (Viu? Não usem tóxicos!), e o baterista Jack Irons deixou a banda devido a problemas relacionados em lidar com a morte de Hillel.
O baixista Flea e vocalista Anthony Kiedis decidiram manter-se juntos e continuar com o projeto.
John tinha-se tornado amigo de D. H. Peligro (baterista dos Dead Kennedys) em 1988, e eram comum praticarem em conjunto.
Um dia, Peligro convida Flea para ir tocar com eles e a química entre os dois futuros companheiros surgiu de forma imediata. Flea ficou impressionado com o talento de John e uma vez que a banda estava a procura de um novo guitarrista, chamou Anthony para ver John tocar. A decisão foi unânime: John era o novo guitarrista dos Peppers.
Chad Smith, baterista, se juntaria à banda pouco antes de começarem a trabalhar no álbum seguinte.

Ainda antes de se juntar à banda, John inscreveu-se para fazer uma audição para integrar a banda de Frank Zappa e não se sabe ao certo por que razão ele não chegou a fazê-la, mas é provável que tenha sido porque Zappa não queria ninguem muito louco de tóxico, ai sem a brisa John nem apareceu.
John assume mais tarde, em entrevista, que tinha decidido ser uma estrela do rock, que queria experimentar drogas e conhecer garotas. "Eu vi que queria ser uma estrela do rock, usar drogas e conseguir garotas, e eu não estaria apto a fazer isto se estivesse na banda do Zappa."

Em 1989 gravou o Mother's milk e o Blood Sugar Sex Magic. Depois disso ele debandou geral, saiu da banda e se afundou nos entorpecentes, tóxico, tá ligado?
Até quem em 1998, Anthony Kiedis chegou pra ele e falou: "Mano, volta pra banda, vamos gravar um cd firmeza!".
E na volta de John, o Red Hot gravou em 1999 o cd "Californication", que deixou sucessos para a história, como Scartissue, Californication e Otherside.

Depois de gravar mais alguns albuns, ("By the Way" e "Stadium Arcadium"), em 15 de Novembro de 2009, veio a noticia que John estaria saindo do RHCP definitivamente.
Agora ele estaria afim de levar os seus planos musicais adiante, e a grande carreira de rockstar no RHCP, para ele não fazia mais sentido.
E em seu lugar entra Josh Klinghoffer, que foi guitarrista de apoio dos Peppers em 2007, e também tocou com nomes como PJ Harvey, Beck, e Gnarls Barkley, além de ter participado de vários albuns da carreira solo de Frusciante.



O cara é um mostro na guita, puro estilo, foi uma grande perda para o RHCP.
Agora o que nos resta é continuar acompanhando o trabalho solo dele, que é muito bom por sinal.

Discografia

Carreira Solo

1994 - Niandra Lades and Usually Just a T-Shirt
1997 - Estrus EP
1997 - Smile From The Streets You Hold
2001 - To Record Only Water for Ten Days
2001 - Internet Album Release (chamado de "From the Sounds Inside" pelos fãs)
2001 - The Brown Bunny (Trilha sonora)
2001 - Going Inside EP
2004 - Shadows Collide With People
2004 - Shadows Collide with People (Acoustic versions)
2004 - The Will To Death
2004 - The DC EP
2004 - Inside Of Emptiness
2004 - A Sphere In the Heart of Silence
2005 - Curtains
2009 - The Empyrean

Como Guitarrista do Red Hot Chili Peppers

1989 - Mother's Milk
1991 - Blood Sugar Sex Magik
1999 - Californication
2002 - By The Way
2006 - Stadium Arcadium

Como Guitarrista do Ataxia

2004 - Automatic Writing
2007 - Automatic Writing II


Equipamentos

Guitarras


Fender Stratocaster 1962 Sunburst
Fender Telecaster 1965 Sunburst
Fender Jaguar 1962 Red Fiesta
Gretsch White Falcon 1955 Blanca
Gibson ES-175 1950 Sunburst
Martin O-15s 1940 Clássica
Martin O-18 1940 Clássica
Maton Messiah 12 str. - Clássica

Amplificadores

Marshall Silver Jubilee 25/55 100W
Marshall Major 200 W
Marshall Cabs 1960A & B
Fender Blackface Showman
Marshall JTM-45
Marshall Major 200 W
Marshall SuperBass 100 W
Fender Twin Reverb
VOX AC30

Pedais

Boss CE-1 Chorus Ensemble
Boss DS-2 Turbo Distortion
Ibanez WH-10 Wah
MXR Phase 90 Phaser
Line6 Filter
Moogerfooger MF-101 Low-Pass Filter
Moogerfooger MF-105 MuRF
Moogerfooger MF-105B Bass MuRF
Moogerfooger MF-102 Ring Modulator
Moog Expression
Moogerfooger MF-103 12-Stage Phaser
CP-251 Control Processors
Electro-Harmonix Big Muff Pi (tanto o russo como o americano)
Electro-Harmonix English Muffin'
Electro-Harmonix Metal Muff
Electro-Harmonix Holy Grail Reverb
Electro-Harmonix Eletric Mistress Flanger
POG Polyphonic Octave Generator
DOD 680 Analog Delay
DB-02 Dime Custom CryBaby

Palhetas
Dunlop, de cores vermelhas, 0.50

Cordas

D`Addario EXL110 Regular Light 10-46 em suas stratocasters e na sua telecaster mas ele muda a última 0.46 por uma 0.52
D`Addario EJ16 Light 12-53 em seus violões
D`Addario EXP16 Light 12-53 em sua white falcon
fonte D'Addario


É isso aê!


Aquele abraço.

Comentários

Anônimo disse…
Caraca quando leio sobre caras assim, sinto que ainda preciso nem que seja quebrar uma guitarra e tocar Polly no violão! hauahuah

Fooooda!
Obrigada pelos coments, eu gosto de escrever, sem muito compromisso sintático.

Apenas vomito meus sentimentos e outros pensamentos.

Brigada Hermanito!

Mãe da Fóca!
kkkkkkk

lembrei da música da Kylie Minogue - i should be so lucky, lucky, lucky, lucky, e que o criativo brasileiro curtiu na voz de Simony nos anos 80 - Acho que sou louca, louca, louca, louca.

kkkkkkkk que tal...sorte para loucura?

Tá me lembrando o jogo de domingo....pufpuf ~~

Postagens mais visitadas deste blog

Eu sou o único que pode escolher meu passado

  Eu sou o único que pode escolher meu passado   A gente vive em uma cultura que é obcecada pelo futuro. Então desde sempre me ensinaram a planejar o que eu faria, o que eu ia ser, o que eu iria conquistar. Pensando sempre em metas , projeções, cenários muito loucos que eu criei na minha própria cabeça dentro do meu quarto ouvindo Pearl Jam. Então o futuro se tornou minha principal esperança, e como efeito colateral, obviamente pensar tanto no futuro também me traz uma bela ansiedade. Mas, refletindo sobre tudo isso, tem uma coisa que eu acredito que tenha muito mais poder do que eu imaginava, que é o PASSADO. Sim meus amigos, ele mesmo, o passado! Aquele lugar onde supostamente, nada mais pode ser tocado, aquele espaço fechado, engessado, um filme que já passou e agora eu só posso assistir. Mas e se todo esse tempo eu estivesse errado? E se o passado for menos sobre o que aconteceu, e mais sobre como eu escolho lembrar dele? Se ele não fosse uma sentença, mas uma ...

Por que, ao invés de evoluir, estamos ficando mais burros?

  Por que, ao invés de evoluir, estamos ficando mais burros? A gente tem mais informação do que nunca. Tudo está a um clique. Temos acesso a livros, cursos, documentários, opiniões, debates e mesmo assim, parece que tem algo errado. A lógica seria: quanto mais acesso, mais consciência. Mas o que a gente vê é o contrário — uma avalanche de ignorância disfarçada de opinião, gente gritando mais do que ouvindo, certezas vazias no lugar de perguntas sinceras. Será que a gente está mesmo evoluindo, ou só se iludindo com aparência de progresso? Hoje, confundimos saber com ter informação. Só que saber de verdade exige mais que repetir o que viu em um vídeo de 30 segundos ou num post com fonte duvidosa. Saber exige refletir, questionar, ouvir o outro, reconhecer que não sabe tudo. E isso, sinceramente, está cada vez mais raro. A tecnologia avançou, mas será que a gente acompanhou? Ou só ficou mais distraído, mais impaciente, mais superficial? A gente rola o feed por horas, mas não c...

Caracteristicas de um Grunge

Clique na imagem para ampliar Galera, peguei " emprestada " essa figura SAGAZ da net, para sabermos as caracteristicas de alguém adepto do estilo "grunge". Para você que não sabe o que é o "Grunge": Grunge (às vezes chamado de Seattle Sound, ou Som de Seattle) é um estilo musical que começou a pegar mesmo no início da década de 1990. O grunge é uma ramificação do hardcore, heavy metal e rock alternativo do final dos anos 1980 e começo da década de 1990. Bandas das cidades do noroeste dos Estados Unidos, como Seattle , Olympia , e Portland , foram responsáveis pela "criação", citada abaixo, do grunge e o tornaram popular para a maior parte da audiência. O gênero é muito associado à Geração X , devido ao fato de sua popularização ter ocorrido em seguida ao surgimento desta geração, que a galera que nasceu nas décadas de 1960 e 1970, aquela galera doidooooona! Apesar de não ...